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ESTUDO PRELIMINAR PARA INTRODUÇÃO DE SOFTWARE ALGÉBRICO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL;
ERLON MENDES, J?LIO ALEXANDRE DE MATHEUCCI E SILVA TEIXEIRA, ADILSON OLIVEIRA DA SILVA, LOUISE MIRON ROLOFF;
COBENGE17
[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia
[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem
Resumo: Os esforços e avanços tecnológicos permitiram que a humanidade desenvol-vesse excelentes ferramentas computacionais para equacionamento e soluções de expres-sões matemáticas, porém o uso de programas algébricos computacionais ainda é muito pouco difundido nas disciplinas dos cursos de engenharias. Neste estudo apresentam-se resultados preliminares referentes a uma turma que foi motivada a utilizar, em tempo integral, a interface MuPAD do software MATLAB na disciplina de Cálculo I do curso de Engenharia Mecânica. Os resultados indicaram uma tendência a aumentos das médias semestrais, em comparação com turmas anteriores ou mesmo em turmas simultâneas. Além das médias, espera-se que os acadêmicos tenham sua capacidade de compreensão aumentadas, para tanto estão sendo acompanhados na disciplina subsequente de Cálculo II. Outro resultado esperado é a diminuição da evasão associada à dificuldade de com-preensão do cálculo diferencial.
software, cálculo diferencial, evasão escolar