Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1897

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMLABORATÓRIO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS MOTIVADOR E ENVOLVENTE: EXPERIÊNCIA DA INTRODUÇÃO DA ELABORAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO;

Mateus Giesbrecht, Gilmar Barreto, Paulo David Battaglin;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho apresenta a experiência de ensino adotada na disciplina Laboratório de Máquinas Elétricas da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas - FEEC - UNICAMP. Tradicionalmente nas disciplinas de Laboratório envolvendo atividades de Eletrotécnica é adotado o seguinte procedimento: os alunos seguem um roteiro com o experimento a ser realizado, efetuam a montagem, fazem os acionamentos necessários, realizam as medições solicitadas e elaboram um relatório. Nesta proposta, os tradicionais relatórios e eventuais provas foram abolidos e substituídos pela elaboração de diversos vídeos didáticos envolvendo o experimento em estudo. Estes vídeos de até 3 minutos são realizados por grupos de até dois alunos e exibidos no início da aula seguinte. Os resultados obtidos com esta metodologia são apresentados e discutidos considerando a opinião dos alunos neste primeiro semestre de implantação

Máquinas Elétricas, Vídeos Didáticos, Metodologia de Ensino
Voltar