Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1889

INOVAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA – CONCEPÇÃO E DESIGN EM ENGENHARIA NA PUCPR;

DALTON ALEXANDRE KAI, Arnaldo Carlos Muller Junior;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Ainda pode ser considerado recente o processo de mudanças pedagógicas no ensino superior. Percebe-se o uso de tecnologias, novas metodologias de ensino-aprendizagem, novos métodos de avaliação, entre outras novidades. A PUCPR a partir de uma nova proposta pedagógica institucional concebida por competências, que integrou-se aos projetos pedagógico dos cursos, produziu uma reforma completa no seus cursos superiores. Dessa forma, os desafios enfrentados na vida real se tornaram fonte do processo de ensino-aprendizagem nos cursos de engenharia da PUCPR. O trabalho apresenta a disciplina de Concepção e Design em Engenharia (CDE). Os resultados das atividades realizadas demonstram o aprendizado significativo, a competência e habilidades adquiridas pelos estudantes. A disciplina de CDE é resultado da inovação no ensino-aprendizagem na área de engenharia, uma contribuição da prática docente resultante da articulação entre a competência, metodologias ativas e avaliações, em decorrência de uma nova concepção de educação superior da PUCPR.

Inovação no ensino-aprendizagem. Inovação na engenharia. Concepção e design em engenharia.
Voltar