Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


188

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA POSSOBILIDADE PARA O ENSINO EM CURSOS DE ENGENHARIA;

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Camila Baseggio Graff;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[27] 08.1. Relato de experiências

Este estudo apresenta os resultados a partir de uma investigação realizada com 25 alunos da disciplina Fundamentos de Matemática, introdutória aos Cálculos e Físicas, em cursos de Engenharia de uma Instituição. É uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. Teve como objetivo investigar se estes alunos oriundos da Escola Básica realizaram atividades experimentais e se usaram recursos tecnológicos tais como calculadoras, softwares ou aplicativos. Os resultados apontam que: a) a maioria nunca desenvolveu atividades experimentais; b) o uso da calculadora era permitido, na maioria das vezes, com algumas restrições em dias de prova ou avaliações trimestrais; c) apenas vinte por cento dos alunos declararam que já usavam algum software ou aplicativo. A partir de tais constatações, algumas atividades foram propostas no intuito de auxiliar no desenvolvimento de fundamentos de Matemática para o futuro engenheiro, usando experimentos e softwares.

Atividades experimentais, Calculadora, Softwares. Fundamentos de Matemática.
Voltar