Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1869

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS EFETUADOS PELO NÚCLEO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - CAMPUS ITABIRA;

Rossana de Paula Junqueira Almeida, Caio Scalon Borges de Oliveira;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Os softwares atualmente são bastante utilizados a fim de oferecer praticidade nas tarefas cotidianas e setores de trabalho. A partir disso, este artigo apresenta uma ideia breve das etapas de modelagem e implementação de um sistema de gerenciamento de atendimentos para o núcleo pedagógico da Universidade Federal de Itajubá - campus Itabira, visto que o trabalho atual realizado é manual, dificultando a organização e linearidade dos atendimentos já efetuados. Para seu desenvolvimento, é necessário dividi-lo em várias etapas para que a complexidade seja fragmentada, assim como em qualquer outro algoritmo, utilizando o pensamento "dividir para conquistar". A primeira etapa executada foi a entrevista com o cliente, coletando as informações necessárias para definir o software a ser desenvolvido. Com base nesses dados, realizou-se o levantamento de requisitos e sua categorização, dividindo-os em funções essenciais, importantes e opcionais. Os requisitos coletados foram levados em conta no próximo ciclo, possibilitando a descrição das funcionalidades do sistema, deixando claro ao cliente o comportamento do produto solicitado. Os diagramas de casos de uso foram desenvolvidos a fim de ilustrar esta etapa, apresentando os agentes e pontos principais de como o software iria se comunicar. Além disso, para cada caso de uso foi criado um fluxo que mostra o passo a passo o que pode ser feito nesse sistema. Em seguida, foi desenvolvido o banco de dados e, nele, são criadas as entidades, seus atributos e os relacionamentos entre elas. Por fim, para apresentar um controle do fluxo de processamento de informações, o diagrama de atividades foi utilizado e, também, houve a prototipagem das interfaces. Ao final deste artigo, a documentação necessária estará finalizada para implementar o software, bem como o desenvolvimento prático do mesmo. O sistema, portanto, tem a integração tanto da etapa teórica, quanto das interfaces em conjunto com o banco de dados.

Sistema de gerenciamento de informações. Engenharia de Software. Levantamento de requisitos. UML. Banco de dados.
Voltar