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Artigo


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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA;

Carlos Roberto Franzini Filho, LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA, Camila Gabriela Alexandre Geromel Costa, JANE LUCHTENBERG VIEIRA, Helio Pekelman;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[81] 01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso

Atualmente no Brasil há um grande empenho por parte da ONU em atingir os 17 objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previstos em sua Agenda 2030. As Instituições de Ensino Superior podem contribuir com a formação de cidadãos pensantes, críticos e reflexivos, além de promoverem educação e desenvolvimento. Diante deste cenário, uma IES desenvolveu o Projeto Sistema Produtivo Sustentável (SPS) que oferece aos seus alunos dos cursos de engenharia a possibilidade de aplicar suas habilidades e conhecimentos adquiridos em sala de aula na proposição de soluções para problemas reais, os quais necessitam de ações de engenharia para serem solucionados. Este trabalho teve como objetivo analisar a aderência do Projeto SPS com os objetivos propostos para o desenvolvimento sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU. Espera-se que as experiências obtidas a partir da realização do Projeto SPS contribuam como fator relevante para o processo de ensino-aprendizagem para os alunos dos cursos de engenharia. e possa contribuir com o propósito em motivar os futuros discentes a participar dos futuros desafios propostos, bem como o surgimento de futuras iniciativas pelas partes interessadas. Sugere-se estender a aplicação destas iniciativas para os outros cursos ofertados pela IES, bem como para outras instituições de ensino superior, públicas ou privadas.

Ensino em engenharia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental.
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