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Artigo


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Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMREFLEXÃO SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL;

Daiana Della Vecchia Magnus, Simone Ramires, Adriana Lentz Della Vecchia Magnus;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

É antiga a discussão sobre o processo de ajuste da Engenharia às novas demandas da sociedade, e, para isso ser atingido, é necessário mudanças no ensino superior em engenharia, com educação focada no aluno e metodologias de ensino ativas. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o atual ensino de cálculo diferencial e integral nos cursos de Engenharia da Universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foram levantados dados de retenção dos alunos entre os anos de 2012 a 2017 nas principais disciplinas de cálculo diferencial e integral. As atuais disciplinas possuem metodologia de ensino essencialmente expositiva, com o professor como detentor do conhecimento, e apenas livros como material de apoio disponibilizado. Não há ainda implementação de metodologias de ensino ativas. A universidade disponibiliza alguns meios de suporte aos alunos, como monitorias das disciplinas, e o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) para acompanhamento dos alunos. Já existiu também uma disciplina de Pré Cálculo ministrada antes do início de cada semestre letivo, medida que foi abolida por falta de verba. As principais dificuldades dos alunos são comuns a graduandos de todo o país: base de matemática e física deficiente, desmotivação com o curso, dificuldade com relação à permanência. Apesar do suporte existente, é evidente a necessidade de implementação de metodologias de ensino mais eficiente, e pensar o ensino. Estabelecer o panorama atual do ensino de engenharia na UFRGS é o primeiro passo para prover mudanças reais no ensino.

Ensino. Engenharia. Cálculo. Reprovação. Evasão.
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