Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1842

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A CERCA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NA ENGENHARIA.;

VITOR ADORNO GONÇALVES, Geraldo José Belmonte dos Santos;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A sociedade passa constantemente por mudanças nas mais diversas áreas do conhecimento, e os problemas reais tornam-se cada vez mais complexos, exigindo que as instituições de ensino e pesquisa respondam a essa demanda. Porém, a abordagem do processo ensino-aprendizagem, a qual, em geral, ainda é focada na tradicional transmissão de informações do professor para o aluno e na compartimentalização do conhecimento em disciplinas, não têm atendido as expectativas, isto incluindo os cursos de Engenharia. Para tentar solucionar essas diferenças e aproximar o ensino na universidade das situações reais da prática profissional, diversas instituições no Brasil e no mundo tem adotado a Aprendizagem Baseada em Problemas (Probem Based Learning - PBL). Essa metodologia tem como pilar a explicitação das complexidades dos problemas reais apresentados ao estudante antes mesmo do ensino das teorias envolvidas na solução do problema, gerando, imediatamente, a motivação necessária para aprendizagem dos conteúdos necessários, a qual se torna naturalmente significativa. Esse artigo trada de uma breve revisão bibliográfica, seguida de uma análise bibliométrica que buscou quantificar a produção acadêmica nos últimos 10 anos de COBENGE, e de outras 3 fontes internacionais sobre o tema. Percebeu-se que a utilização do PBL no Brasil tem crescido, porém ainda está em uma fase inicial, com muitas experiências isoladas, formatadas em PBL parcial. Contudo, o fato que os resultados apresentados por essas experiências terem sido bem sucedidos, e de existirem cursos consolidados cujo currículo teve alterações para se adequar ao PBL, mostra que a metodologia é de fato aplicável e eficiente na engenharia.

PBL, Ensino de engenharia, Análise bibliométrica.
Voltar