Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


184

INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E ENSINO MÉDIO POR MEIO DE PROJETO DE EXTENSÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLOS;

Luis Fernando Moreira Leão, Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo, Dejahyr Lopes Junior;

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[28] 08.2. Formas de despertar vocações

A extensão universitária é uma atividade das universidades que agrega valores éticos e, políticos aos participantes, auxilia no processo de aprendizagem, além de possibilitar à comunidade uma vivência com a graduação. O projeto de extensão de identificação de solos é um elemento do eixo de extensão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que permite uma integração entre os acadêmicos de engenharia civil e os alunos do ensino médio que visitam a universidade no Dia de Campus e participam das atividades do projeto. Os testes utilizados para as oficinas com o público alvo são: teste táctil-visual, teste do vidro, teste do rolinho, teste da ruptura da bola, teste do torrão e teste da mobilidade da água. O enfoque do projeto despertou resultados expressivos tanto para o público alvo quanto para os acadêmicos e professores extensionistas. Para os alunos do ensino médio foi possível observar o aprendizado em relação aos solos e a motivação em seguir a carreira de engenheiro civil. Já, para os acadêmicos extensionistas, foi possível observar o aumento do conhecimento em relação à geotecnia, a melhoria da habilidade em falar em público, que pode se refletir na prática docente, além da satisfação pessoal em transmitir os conhecimentos adquiridos na graduação à outras pessoas. Diante dos excelentes resultados, projetos como esse devem ser sempre fomentados nas universidades, valorizando a integração entre a extensão, o ensino de graduação e o ensino médio.

Extensão universitária, Ensino médio, Integração, Identificação dos solos, Geotecnia.
Voltar