1834
APRENDIZAGEM A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS VIVIDOS NUMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA;
ELIZABETH REGINA HALFELD DA COSTA, WEDERSON NUNES DE OLIVEIRA;
Resumo: No ensino da engenharia a integração de conhecimentos teóricos e práticos é essencial nos dias de hoje. As atividades pedagógicas fora da sala de aula podem constituir-se ótimos instrumentos de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em relatar o aprendizado vivenciado por alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG ao realizar uma visita de campo metodologicamente planejada, numa estação de tratamento de água em Minas Gerais, onde foi possível compreender e vivenciar na prática a necessidade de mudança da tecnologia de tratamento de água em função das mudanças que ocorreram na qualidade da água do manancial que abastece a referida estação. O trabalho revela a experiência motivadora realizada pelos alunos envolvidos, uma vez que o trabalho permitiu contato direto com a área de atuação da engenharia ambiental e sanitária, possibilitando o envolvimento com uma problemática latente.
Metodologias de aprendizado. Vivência prática. Estação de tratamento de água.