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Artigo


1832

Cálculo I para alunos surdos: A Libras como ponte para a compreensão;

Marina Beatriz Ferreira Vallim, Jefferson Beethoven Martins, Humberto Marcondes Estevam, Ernani Viriato de Melo, Angélica Rodrigues Gonçalves;
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COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Após a garantia de acesso ao ensino superior pelo sistema de cotas às pessoas com deficiência - especificamente alunos surdos, no Curso de Engenharia da Computação, percebe-se por parte destes educandos uma grande dificuldade de apreensão de determinados conteúdos que possuem maior grau de abstração. Sendo a experiência comunicacional do aluno surdo totalmente visual, a tarefa de transmissão de conceitos específicos envolvendo raciocínio lógico muitas vezes torna-se bastante complexa para o professor. Além disto, a falta de sinais específicos relacionados ao arcabouço teórico ministrado, dificulta o processo de tradução e interpretação de enunciados. É necessário considerar que o processo ensino-aprendizagem e absorção de conhecimento pela pessoa surda passa pelo fato de que a Língua Brasileira de Sinais é a sua primeira língua (língua materna) e a Língua Portuguesa tem para ela o peso de segunda via de comunicação. Como se sabe, a Libras é uma língua inteira, completa, que contempla todas as características de qualquer outra língua humana; não sendo apenas um mero conjunto de gestos, possui uma gramática complexa e sutil. Com o intuito de amenizar as mencionadas dificuldades faz-se urgente a necessidade de trabalhar de maneira adaptada e inclusiva conteúdos específicos das áreas das Ciências Exatas. Em um primeiro momento será priorizada a disciplina de Cálculo I, já que entende-se que a mesma pode ser como uma "ponte" de conexão com as demais disciplinas do eixo matemático presente no curso. Assim, será criado um canal no Youtube, com pequenas videoaulas, todas trabalhadas de forma simples, clara, com utilização de recursos visuais, mostrando passo-a-passo a resolução de questões, além de pontuar detalhadamente as fórmulas matemáticas, além de contar com a tradução e interpretação para a Língua Brasileira de Sinais. Todo o trabalho será feito com a participação de uma equipe interdisciplinar e o produto final ficará disponível para teste, uso e aprovação da comunidade surda, bem como dos ouvintes de modo geral.

Educação Tecnológica; Inclusão; Acessibilidade; Ciências Exatas.
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