Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


183

A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA EMBARCAÇÃO EM ESCALA REDUZIDA PARA O ENSINO DA ENGENHARIA;

Rosa Fernandes Crisóstomo, Leonardo da Silva e Silva, Matheus Valente de Lima;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A construção naval tem sido realizada, ao longo dos anos, através de processos de fabricação baseados no empirismo e passadas por gerações. No entanto, nas últimas décadas, houve uma série de avanços tecnológicos inseridos tanto no mercado mundial quanto nacional. Logo, para evoluir nessa área, a tendência é atender aos pré-requisitos fundamentais, ou seja, suprir as necessidades de mão de obra qualificada, incentivando assim a formação acadêmica de engenheiros e técnicos da região aptos em planejamento, nas práticas de projeto e acompanhamento, fabricação e montagem. Este artigo propõe o desenvolvimento de uma embarcação em escala reduzida para o ensino da engenharia baseado no conceito de Aprendizado Baseado em Problemas ou Problem Based Learning (PBL). A elaboração do nautimodelo, da classe rebocador, mediante as pesquisas bibliográficas envolvendo todas as subáreas, que envolvem várias engenharias, instituídas no projeto tais como - propulsão, refrigeração, estrutura, hidrodinâmica e design, sistema de controle e automação - estimula a concepção de que apesar das subdivisões adotadas no projeto, bem como em embarcações de tamanho real, cada área está interligada diretamente na eficiência das outras, então, a gestão dentro da própria equipe de construção é essencial para contribuir de maneira a otimizar a eficiência da embarcação em geral. O resultado prático deste artigo consiste na produção do nautimodelo utilizado no Desafio Universitário de Nautidesign "DUNA", competição universitária internacional realizada em Joinville - SC, onde o projeto é submetido a testes afim de analisar seu desempenho.

Método PBL, Engenharia, Ensino, Nautimodelo.
Voltar