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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMódulos Integradores no Ensino de Engenharia Agronômica: uma perspectiva de inovação curricular;

MARCIA MARIA COELHO, Vitor Jorge Woytuski Brasil;
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COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Partindo do pressuposto de que a aprendizagem deve ser entendida como processo de construção de conhecimento em que o aluno edifica suas relações e intersecções na interação com os outros alunos, professores e demais espaços intersetoriais, com a comunidade, propôs-se a constituição de uma matriz curricular inovadora para o curso de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil. O foco da inovação aqui constitui-se na inserção de um conjunto de disciplinas denominadas de Módulos Integradores (MI), que estão presentes no decorrer do curso de maneira horizontal, do primeiro ao nono período, contabilizando um módulo por semestre. A estratégia de ensinagem predominante nos MI fundamenta-se em metodologias ativas com ênfase em estudos de casos que serão tratados a partir da metodologia da problematização. Pensando na importância do preparo do futuro profissional para o processo de formação continuada, assume-se que as metodologias ativas contribuem para o preparo de um engenheiro agrônomo comprometido com a continuidade de sua formação, entendendo o final da graduação apenas como fase inicial de um processo formativo que continuará durante toda a vida profissional. Esta é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida nas primeiras etapas do processo de formação do estudante, mantendo os níveis de exigência pessoal em patamares elevados e desenvolvendo a habilidade de criticar seu próprio trabalho e melhorá-lo de forma constante.

problematização, inovação, currículo, metodologias ativas
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