Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1811

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUtilização da Metodologia PBL na Disciplina de Metodologia Científica e Tecnológica no curso de Engenharia Elétrica na UNIFESSPA;

Breno Pereira dos Santos, Tiago dos Santos Lima, Antonio Roniel Marques de Sousa, DIORGE DE SOUZA LIMA, WELLINGTON DA SILVA FONSECA, José Carlos da Silva;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A busca por metodologias diferenciadas e de grande êxito vem cada dia crescendo nas instituições de ensino, um desses métodos é o PBL, que foi trabalhado com a turma de engenharia elétrica 2017, na Universidade do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) na disciplina de Metodologia Cientifica e Tecnológica. O método PBL consiste no aprendizado baseado em problemas, destaca-se que com a aplicação da metodologia, as aulas interativas em que os discentes buscavam meios em que materiais de baixo custo pudessem auxiliar na formação de engenheiros eletricistas e também propor soluções para problemas encontrados na universidade. Consequentemente, isso possibilitou um melhor aproveitamento e ganho de conhecimentos para cada discente. Portanto, neste trabalho é apresentando o resultado da aplicação da metodologia PBL na disciplina de metodologia científica. Além de ser mais interessante na visão dos alunos, houve o incentivo para o trabalho em equipe, na resolução de problemas, no desenvolvimento de ideias e o estimulo aos discentes para adquirirem uma nova visão da matéria.

Metodologia Cientifica, PBL, Engenharia e Problemas.
Voltar