Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1801

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL COM BASE EM METODOLOGIA;

Enrique Sérgio Blanco, Claiton Costa, Fernando Schirmbeck, José Antônio Oliveira dos Santos;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[58] 04.1. Iniciativas inovadoras de formação

A formação e a prática docente para a educação em engenharia podem ser abordadas por vieses distintos, mas atualmente o uso da tecnologia educacional tem assumido uma posição de destaque para que os processos de ensino e de aprendizagem sejam ressignificados, tendo em vista atender a princípios como aprendizagem significativa, autonomia, autoaprendizado, solução de problemas complexos, tomada de decisão, aprender a aprender, interação, criatividade e inovação. Essas competências (skills) exigidas para o engenheiro que irá trabalhar na Indústria 4.0 são solicitadas pela indústria em diversos países, e as tecnologias educacionais revelam-se como recursos importantes para a formação deste profissional. Mas o ponto-chave desse processo é definir como formar este profissional e como o docente deve trabalhar neste processo formativo. Nesse sentido, é fundamental que uma Metodologia de Ensino e Aprendizagem oriente esse processo a fim de evitar que se dissemine o uso da tecnologia pela tecnologia e a mera implementação de estratégias de ensino desvinculadas de um processo de avaliação baseado em critérios objetivos, com vistas ao desenvolvimento dessas competências. O objetivo deste trabalho é apresentar a Metodologia de Ensino e Aprendizagem desenvolvida pelo SENAI, com foco na formação do docente em engenharia. Independentemente de sua aplicação para o ensino profissionalizante, a presente Metodologia forma docentes oriundos da indústria e com formação em engenharia nas áreas de automação, mecatrônica, eletroeletrônica e metalomecânica. Deste modo, esta metodologia revela-se como um importante recurso para a formação e a prática docente aplicada à educação em engenharia no ensino superior.

Formação docente. Prática docente. Metodologia de Ensino e de Aprendizagem. Tecnologias educacionais.
Voltar