Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1800

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ENGENHARIA;

tania luna laura, Patrícia Rodrigues de Araújo;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Este trabalho trata de um relato de experiência de uma metodologia de ensino e aprendizagem baseada em projetos, do inglês Project Based Learning (PBL). A experiência foi vivenciada na disciplina de Controle Digital do Curso de Engenharia Elétrica, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Centro Multidisciplinar de Caraúbas). A metodologia aplicada foi realizada no período letivo de 2017.2 e o rendimento final da turma foi comparada com o rendimento das turmas do semestre do ano de 2016. Destaca-se que durante o decorrer da disciplina, com a metodologia aplicada, os discentes mostraram autonomia, pró-atividade, criatividade e responsabilidade na tentativa de produzir um produto ou resultado, não estando apenas como mero espectadores de uma disciplina teórica, mas como agentes na produção do seu próprio conhecimento. Embora os projetos desenvolvidos foram realizados de forma individual, a metodologia aplicada incentivou a capacidade de comunicação e o trabalho em equipe, pois os conhecimentos e habilidades individuais foram compartilhados entre os discentes da turma. Também proporcionou o desenvolvimento de competências de gestão e gerenciamento, uma vez que prazos e metas tinham que ser cumpridos para a concepção dos projetos. Assim, o desenvolvimento de projetos práticos, como protótipos de sistemas de controle, permite que o discente associe conceitos teóricos com situações práticas presentes no cotidiano, contribuindo para sua formação acadêmica e profissional.

Processo de ensino-aprendizagem. Aprendizagem baseada em projetos. Ensino de engenharia.
Voltar