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Artigo


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Despertar para a Engenharia: Um conjunto de práticas para contextualização de problemas, interdisciplinaridade e apoio às escolas públicas;

Otacílio José Pereira, Edson José Nunes, JOICE DOS SANTOS LIMA, ROGERIO SOUZA MENDES, Hebert Vinícius Santos Galvão, Ramon Nunes de Oliveira;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este trabalho apresenta uma estrutura de práticas articuladas entre si com o intuito de tornar o processo de ensino e aprendizagem de engenharia mais contextualizado, interdisciplinar, cidadão e com potencial de cooperação entre diversas partes interessadas, dentre elas: diferentes turmas e cursos na própria universidade; a indústria e o mercado de trabalho e as escolas do ensino médio. O conjunto estruturado de práticas está organizado em momentos. Inicialmente, em 2015, o foco foi a adoção de exercícios contextualizados e de algumas dinâmicas para tornar a sala de aula mais inspiradora. Uma aproximação com a indústria permitiu, no segundo momento, refinar a contextualização dos exercícios e trabalhos por meio de cenários reais. Estes cenários reais deram origem a alguns "kits de aprendizagem" no terceiro momento e que ofereceram suporte para algumas aulas interdisciplinares no quarto momento. As experiências e a forma simples e motivadora como foram adotadas pelos alunos permitiram realizar uma oficina em uma escola pública de ensino médio. Os resultados em todos os momentos foram relevantes gerando uma boa correlação entre teoria e prática, estimulando a cooperação entre as partes e fazendo com que, não só o professor, mas também os alunos refletissem e despertassem juntos sobre o ato de ensinar e aprender engenharia.

Contextualização de problemas; Cooperação academia-indústria; Kits de aprendizagem; Interdisciplinaridade; Consciência social
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