Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1799

EVASÃO DE CALOUROS DO CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA DA UFBA;

Patricia Lustosa Brito, Elaine Gomes Vieira de Jesus, Artur Caldas Brandão, Elmo Leonardo Xavier Tanajura, Fernanda Puga Santos Carvalho, FABIOLA ANDRADE SOUZA, MAURO JOSE ALIXANDRINI JUNIOR, Vivian de Oliveira Fernandes, CRISTIANO ALVES BORGES, Ricardo Luiz dos Santos Junior;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

As baixas taxas de conclusão de curso das engenharias, as vagas ociosas das instituições de ensino superior e a alta evasão de alunos recém ingressos no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFBA demandam uma avaliação aprofundada da situação, especialmente as motivações para a alta taxa de evasão dos alunos que chegam a se matricular no curso. Muitas razões podem estar associadas: falta de motivação, desejo de migrar para outros cursos, desconhecimento da profissão, desestímulo dos professores, entre outros, mas é sempre difícil hierarquizar esses fatores. Dessa forma o artigo tem como objetivo identificar principais motivações para a evasão de calouros e levantar propostas de minimização deste efeito. Além de subsidiar o Núcleo Docente Estruturante na reformulação curricular e o Colegiado e Departamentos relacionados no exercício de suas funções junto aos alunos e professores. Para isso foram realizadas consultas ao sistema de matrícula e gerenciamento de alunos e enviado um questionário on-line para todos alunos e ex-alunos do curso, com taxa de resposta de 29%. Foi possível identificar que 64% dos entrevistados pensaram em sair do curso no primeiro ano, a maior parte motivada pela insegurança ou desconhecimento do mercado de trabalho. No entanto, fatores como relacionamento com os colegas, identificação com o curso e qualidade dos professores foram mais frequentemente citados pelos alunos que permaneceram no curso. Outros aspectos como o perfil do aluno foram também avaliados, bem como sugestões de componentes curriculares que devem ser ofertadas no primeiro ano do curso e sugestões de ações para redução da evasão.

Evasão. Ensino de Engenharia. Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.
Voltar