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Artigo


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CONTROLE DE PROCESSOS UTILIZANDO PREDITOR DE SMITH VIA ARDUINO E SCILAB: UM ESTUDO DE CASO PARA MELHORIA DA PRÁTICA LABORATORIAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Marlon José do Carmo, Leilane Posztbiegel Santos, Igor Machado Hufnagel Maranha;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

As disciplinas de controle de processos, nos cursos de engenharia, tendem a possuir uma natureza puramente matemática, com pouco enfoque nos aspectos práticos, aplicações e interpretações dos fenômenos físicos dos processos a controlar. Em muitos casos as práticas pedagógicas limitam-se em simulações, não abordando o "saber fazer". Este trabalho apresenta o desenvolvimento metodológico necessário para a obtenção de um controlador por compensação de tempo morto, mais conhecido como preditor de Smith. O seu uso está associado normalmente ao controle de processos cujo atraso de transporte é dominante. Graças ao surgimento da plataforma de prototipagem Arduino é possível o desenvolvimento, junto a softwares específicos, como o Scilab, de práticas laboratoriais, que expandem o conhecimento em um patamar mais concreto, mais lúdico e menos abstrato. Para demonstração desta prática, foi utilizada uma planta simples RC-RC (Resistor - Capacitor) que emula um modelo de dois tanques, controlada pelo software Scilab, utilizando o Arduino como placa de aquisição de dados. O método preditivo de Smith e a aplicação de cinco tipos de controladores PID distintos, obtidos através de métodos de sintonia consagrados, mostraram-se eficazes tanto no aspecto do controle, bem como no desenvolvimento pedagógico

Preditor de Smith, Controle PID, Arduino, Scilab, Educação em Engenharia
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