Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1788

A INCLUSÃO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UM DESAFIO PARA O PROFESSOR DO SÉCULO 21;

Vinicius Renó de Paula, João Éderson Corrêa, Fabr­icio Alves de Almeida, Taynara Incerti de Paula, Alexandre Fonseca Torres, João Batista Turrioni;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O objetivo deste trabalho é estudar e analisar as publicações relacionadas aos desafios do professor na atualidade, considerando os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação (TIC). Trata da TIC como um dos fatores preponderantes na transformação da sociedade, afetando diretamente nas práticas pedagógicas utilizadas atualmente. Foi realizado um estudo bibliográfico do assunto, onde foram encontrados e selecionados os artigos que foram utilizados na confecção deste trabalho. Os resultados demonstram que poucos estudos tratam diretamente do uso das TICs na educação, no Brasil a situação não é diferente, contudo diversos autores tratam da formação dos professores na utilização da tecnologia na construção de novas práticas pedagógicas. Conclui-se que a sociedade tem se transformado radicalmente com a introdução das tecnologias de informação e comunicação no seu cotidiano, e a educação deve encontrar a melhor forma de adaptar-se a esta nova realidade. Contudo, diversos estudos comprovam que o uso da tecnologia de informação e comunicação nas escolas, colaboram para uma melhor qualidade de ensino, e os resultados mostram que tanto professores quanto alunos atingem melhor eficiência com o uso das TICs em sala de aula.

Tecnologia de informação, comunicação, professor
Voltar