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Artigo


1787

AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO DE UM ALUNO DE ENGENHARIA;

Daniela Flores Teruya Astudillo, Guilherme Russo, Letícia de Almeida Parizotto, Bárbara Bueno Toledo, Jose Aquiles Baesso Grimoni, Osvaldo Shigueru Nakao;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[52] 02.3. Gestão de cursos

Com o objetivo de verificar o nível de motivação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi aplicado um questionário com 14 questões para caracterização dos alunos no grupo e aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica, baseada na Teoria da Autodeterminação ao serem oferecidas 31 respostas para a questão "Por que venho à universidade?". A partir das respostas de 610 alunos os dados coletados foram estatisticamente analisados para a definição dos tipos de motivação predominantes, a partir dos valores de média, desvio-padrão, coeficiente de Pearson e Alfa de Conbrach. A maioria apontou a motivação extrínseca como a mais frequente havendo também a percepção de pouca ou nenhuma satisfação com o próprio desempenho e com o curso. Observou-se que essa insatisfação aumentava com o passar do tempo. Pode-se concluir que é necessário pensar em políticas de acompanhamento da motivação de alunos e docentes ao longo dos anos com políticas específicas para mulheres e para alunos dos últimos anos, além de construir um sistema de apoio psicológico para os alunos. Apesar das conclusões, como o questionário aplicado é bastante geral e a amostra de alunos é muito heterogênea, sugere-se que em trabalhos futuros sejam aplicadas questões mais específicas focadas em grupos menores.

Motivação, Escala de Motivação Acadêmica, Ensino de Engenharia.
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