Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1786

ARDUINO: UMA NOVA FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM;

GUSTAVO LOBATO CAMPOS, F?BIO AUGUSTO SANTOS, VICTOR GON?ALVES LOPES CUNHA AMORIM, BRUNO GON?ALVES SILVA, LUIZ FERNANDO PEREIRA TEIXEIRA, PATRICK SANTOS DE OLIVEIRA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

O Arduino trata-se de uma plataforma de prototipagem de software open source criada por italianos, a fim de tornar possível e menos complexo o desenvolvimento de projetos microcontrolados, sistemas embarcados, entre outros. Destaca-se que ao longo dos últimos anos tem-se observado com frequência o emprego desta tecnologia como uma alternativa pedagogia para ensino de diversas disciplinas. Diante deste cenário, o objetivo deste artigo é apresentar os benefícios e utilidades que a plataforma de prototipagem Arduino proporciona quando aplicada na área de ensino das engenharias. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, e como resultado tem-se destaque para projetos e aplicações do Arduino em disciplinas da Engenharia, como Eletrônica, Algoritmos e Programação além de Física. Verificou-se então a utilidade deste recurso nos meios de aprendizagem, sendo que o feedback, tanto de discentes quanto de docentes, foi positivo.

Plataforma Arduino, Aprendizagem, Ensino, Interdisciplinar.
Voltar