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Design Thinking: potencialidades para o ensino de engenharia;
DAVID ALEJANDRO LAZO V?SQUEZ, BARBARA ALMEIDA SOUZA, LUANA LENZI PECAPEDRA, VANESSA CRISTINA PEREIRA DA SILVA, JOSE AQUILES BAESSO GRIMONI, OSVALDO SHIGUERU NAKAO;
COBENGE18
[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão
[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão
O termo Design Thinking é comumente encontrado nos vocabulários empresariais e é tratado como uma metodologia para a criação de novas ideias. No contexto da educação, o Design Thinking tem potencial para contribuir com os processos de aprendizagem no ambiente escolar, principalmente no ensino superior. A sua aplicação pode ser a partir de duas formas: a primeira quando o professor aplica os conceitos em suas aulas visando criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e a segunda quando problemas são apresentados aos alunos que com o pensamento crítico e conhecimento técnico deverão desenvolver/criar projetos e soluções focadas no usuário final. Com base nisso, e considerando o potencial da ferramenta para o ensino da engenharia, o presente trabalho elaborado durante a disciplina de pós-graduação PEA5900 Tecnologia do ensino de engenharia da Escola Politécnica da USP tem os seguintes objetivos: (i) apresentar os aspectos do Design Thinking; (ii) identificar as habilidades e competências que são desenvolvidas ao aplicar o Design Thinking na educação; (iii) apresentar uma experiência de aplicação do Design Thinking na educação.
A experiência foi vivida por um dos alunos de PEA 5900. Com o trabalho foi possível identificar a aplicação do Design Thinking no ensino de engenharia de maneira positiva, desenvolvendo habilidades e competências importantes aos estudantes (capacidade de trabalhar em equipe, criatividade e empatia) e antecipando experiências comuns no mercado de trabalho.
design thinking, educação, competências e habilidades, ensino na engenharia
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