Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1782

Ensino Interdisciplinar da Robótica Livre Através da Criação de um Teclado Musical Eletrônico;

Ana Paula Chaves Cabral, Nady Rocha, Rodrigo Baldow de Souza, Thaís Gabrielly Marques de Andrade, Zaíne Raquel Santos Vicente, heryverton Araujo Masculino leite, Marcelo Brito Carneiro Leão;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[74] 08.1. Relato de experiências

A robótica na educação tem sido uma das principais ferramentas para ensino interdisciplinar e didático utilizando as inovações tecnológicas. O uso robótica livre vai além, aplicando esses conceitos a realidade de diversas escolas, mesmo com recursos limitados, pois trabalha com materiais de baixo custo, reutilizados, e softwares livres. O teclado musical elétrico é um dos projetos que tem como objetivo a melhoria e inserção de tecnologia no ensino básico a partir do uso do conceito da robótica livre. Ele favorece o ensino de física, lógica, programação e música, promovendo uma reflexão dos alunos acerca da difusão do conhecimento científico, além da conscientização sobre o consumo e descarte dos aparelhos tecnológicos. Assim, gerando uma ferramenta inovadora de aprendizado e uma mudança de postura do estudante como cidadão.

Robótica Livre. Educação. Tecnologia. Arduino.
Voltar