Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1779

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUSO DA GAMIFICAÇÃO PARA AUMENTAR O ENVOLVIMENTO NA RESOLUÇÃO DE LISTAS DE EXERCÍCIO EM GRUPO;

Lílian Amaral de Carvalho;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

As metodologias tradicionais de aprendizado colocam o professor como transmissor de conteúdos e o aluno como mero expectador, sem a necessária crítica e reflexão. Atualmente, as pesquisas acontecem em uma velocidade muito maior do que anteriormente e os conhecimentos e competências estão se transformando velozmente, o que torna essencial pensar em uma metodologia que permita a formação de um profissional ativo e apto a "aprender a aprender". Buscando a se pautar o ensino no desenvolvimento de competências, o professor se depara com o desafio de criar estratégias pedagógicas que possibilitem um aprendizado que ultrapasse o conhecimento, contemplando também habilidades e atitudes coerentes com o perfil profissional a ser desenvolvido. A gamificação pode ser utilizada para esse fim, de modo que, com o planejamento adequado, ela pode contribuir com o preenchimento dessa lacuna, por possibilitar que o "aprender a conhecer" seja complementado por "aprender a fazer", "aprender a ser" e "aprender a conviver". Neste trabalho, a gamificação foi utilizada para proporcionar um maior engajamento de grupos na execução de tarefas rotineiras, como listas de exercícios. Os alunos formaram grupos e os exercícios foram organizados no formato de um "show do milhão", onde os alunos tinham um tempo pré-determinado para apresentarem a resposta. Devido ao fato de cada questão ser apresentada separadamente, todos os integrantes do grupo focavam na resolução daquela questão apenas, não ocorrendo a "divisão" da lista pelos integrantes, algo frequente nas resoluções de exercício em grupo.

Gamificação. Metodologias ativas. Trabalhos em grupo.
Voltar