Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1777

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUM ENSINO TRANSFORMADOR: SUPERANDO DESAFIOS ENERGÉTICOS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E INCITANDO OS ALUNOS ÀS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS;

Sarah Andrade Toscano de Carvalho, Smith Lima da Silva, Diego Patrício de Araújo Alexandre, Stefannie Ferreira da Silva, Camila Mara Vital Barros;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Analisando o índice de desempenho nas ciências exatas e naturais no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM e o desempenho em matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, pode-se observar as dificuldades dos estudantes de ensino médio com as disciplinas de matemática, física e química. Este cenário é provocado comumente, por uma carência em assuntos anteriores e pela repetição sistemática de aulas teóricas, que contribuem para um método de ensino e rotina escolar exaustiva, dificultando gradativamente a aprendizagem dos estudantes. Objetivando a possibilidade de concretizar o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e de estimular os jovens a seguirem carreiras na área de exatas, este projeto de extensão busca proporcionar palestras motivacionais para encorajá-los. Através da demonstração de forma lúdica com o auxílio de kits educacionais, conceitos são aprendidos de forma abstrata com a implementação de fontes de energias renováveis e a realização de projetos voltados à área de sustentabilidade. Durante as aulas foi constatado um déficit desses alunos para com as disciplinas, porém essas dificuldades foram atenuadas com as aulas, fator apresentado nos resultados parciais obtidos sobre o nível de aprendizagem antes e depois das aulas. Os projetos desenvolvidos serão submetidos ao Prêmio Jovem Cientista 2018 e apresentados na feira de ciências da escola. Adjunto a isto serão realizadas visitas técnicas, para tornar o conhecimento adquirido ao longo da execução deste projeto ainda mais concreto.

Projeto de Extensão, Sustentabilidade, Fontes Alternativas de Energia, Ensino Médio, Engenharias.
Voltar