Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1771

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMPENSE O PROBLEMA FORA DA CAIXA, RESOLVA-O DENTRO DELA;

JOVANI CASTELAN;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

: Este documento apresenta o relato de um experimento prático educacional realizado na sala de Metodologias Ativas da Faculdade SATC, IES filantrópica sediada em Criciúma/SC. O objetivo foi fazer com que um pequeno grupo de pessoas sem ou com frágeis conhecimentos prévios na área de cálculo aprendessem a resolver um problema clássico da disciplina, envolvendo noções de limites e derivadas. O problema, realizado em duas etapas, era obter o maior recipiente possível a partir de uma superfície retangular planificada. Primeiramente foi abordado individualmente, de forma empírica, experimental, baseado apenas em percepções tácitas. Os resultados obtidos foram comparados entre si, gerando uma disputa pelo maior valor sem, no entanto, nenhum ter atingido o valor máximo. Na segunda etapa a resolução foi realizada em conjunto, com o auxílio do professor, agora de forma racional e analítica. Os novos resultados obtidos foram discutidos e as conclusões a respeito do conteúdo e suas aplicações foram apontadas pelos alunos. Ficou constatado, por meio dos depoimentos, que a aplicabilidade do conteúdo foi plenamente aprendida, ainda que sem a segurança cognitiva necessária para solucionar, de forma autônoma, soluções de maior complexidade.

Metodologias Ativas, Cálculo, Derivadas, Aplicações.
Voltar