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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA PROPOSTA DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO NAS ESCOLAS E FACULDADES: UMA ANÁLISE JURÍDICA DO POSITIVADO;

JOSE VICENTE CARDOSO SANTOS;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

O presente trabalho tem como finalidade analisar mecanismos de como conter a violência no trânsito e inserir o tema de forma transversal em um projeto pedagógico para que se trabalhe de forma sistemática na respectiva matriz curricular de cursos em todos os níveis no Brasil, e, em especial, para cursos de Engenharia. A proposta é a quebra de paradigma no trânsito não seja trabalhada somente na Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) e sim que se trabalhe o mesmo tema de forma continuada em sala de aula, presencial e virtual. O estudo foi feito a partir do lastro no que preconizam o Código de trânsito Brasileiro (lei nº 9.503/97), em seu Capítulo VI Art. 76, a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9394/96), no seu art. 2º, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, para cursos de nível fundamental, médio e extensões e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e demais recomendações complementares para os demais cursos no Brasil. Tem-se também como doutrina fundamental o lastro do alicerce familiar, pois se considera importante na construção dos valores ético e moral bem como a ajuda na aquisição do conhecimento. Neste sentido tem-se como hipótese fundamental a crença de que o Professorado, quando percebe a organização dos valores dado a família, acolhe e exercita a solidariedade e a dignidade como consequência do aprendizado familiar. Por fim recomenda-se o investimento na Educação e na sinergia entre a educação e os conceitos inerentes ao trânsito.

Projeto Político Pedagógico. Bases Legais para a Educação no Trânsito.
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