Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1765

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO, CONSTRUÇÃO E CALIBRAÇÃO DE UM SENSOR DE TEMPERATURA DO TIPO TERMOPAR SEGUINDO A METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS PARA SER USADO NO ENSINO DA DISCIPLINA INSTRUMENTAÇÃO;

Mariana Pimenta Adaixo de Deus, Agnaldo José da Rocha Reis, Marcélia Aparecida Marques de Oliveira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Uma maneira pedagógica e muito bem estruturada de aumentar o interesse dos discentes e, por conseguinte, reduzir os índices de evasão dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrônica, de Controle e Automação, e Mecatrônica, se dá a partir da elaboração de protótipos multifuncionais envolvendo conceitos tais como eletro-eletrônica, instrumentação, controle e automação. A união de conteúdos teórico e prático de disciplinas em curso ou já cursadas combinada com a metodologia de ensino Abordagem Baseada em Problemas (ABP) tem se mostrado como uma ferramenta motivacional muito poderosa. Apresenta-se neste artigo, o projeto, a confecção e a calibração de um sensor de temperatura do tipo termopar, que foi posteriormente interligado a uma plataforma de prototipagem eletrônica do tipo Arduino configurada para adquirir e processar dados de temperatura medidos com o sensor desenvolvido. Ao final do trabalho, espera-se que os partícipes do projeto obtenham uma visão mais integrada e abrangente dos diversos conteúdos abordados ao longo do curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação da Escola de Minas (EM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e que sejam aptos a resolverem os problemas que enfrentarem no futuro com maior disciplina e desenvoltura. Espera-se ainda que o ato de ensinar a disciplina Instrumentação se torne mais interessante e produtivo com a experiência aqui relatada.

Aprendizagem Baseada em Problemas. Instrumentação Eletrônica. Sistemas de Aquisição de Dados. Termopar.
Voltar