Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1763

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DIFERENCIADA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL;

OTAVIO REAL CAPPELLARO, Cristiana Andrade Poffal, Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O processo de aprendizagem é, sabidamente, complexo por envolver diversos fatores didáticos e pessoais, tanto da parte do professor, como do aluno. Dentre as ferramentas para diminuir essa complexidade e para consolidar o conhecimento obtido na sala de aula, a monitoria surge como um elo entre a dúvida e o saber, diminuindo a dificuldade do aluno em visualizar e relacionar aquilo que vê com aquilo que sabe. Busca-se, neste trabalho, relatar a experiência diferenciada de monitoria para o Cálculo Diferencial e Integral implementada no ano de 2017, em atividade conjunta de monitor com professores dessa disciplina. A partir das atividades que foram realizadas, notou-se aumento nas notas das provas, e o desempenho acadêmico dos alunos que frequentaram as monitorias, em geral, contou com uma grande evolução. Pode-se observar que não somente os alunos que frequentavam seguidamente as monitorias tiveram um desempenho satisfatório, mas também os que estavam presentes, constantemente, nos "aulões", sendo, esses, incorporados na estrutura metodológica desenvolvida para facilitar e efetivar as aquisições de conhecimento. Dessa forma, o vínculo firmado entre o aluno e o monitor fortaleceu a relação das turmas com a disciplina, diminuindo as taxas de retenção e de evasão, um dos objetivos almejados pela implementação das novas estratégias de monitoria.

Monitoria diferenciada. Processo de aprendizagem. Cálculo Diferencial e Integral.
Voltar