Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1760

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO TRABALHO DE DISCIPLINA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DE MÉTODOS DE ENSINO NÃO TRADICIONAIS;

Felipe Eduardo de Souza Reis, Ronaldo de Freitas Zampolo;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Para melhorar a experiência em sala de aula, aumentar a motivação dos discentes, bem como combater as taxas de retenção e evasão, educadores em engenharia vêm adotando estratégias metodológicas não tradicionais, a fim de promover o desenvolvimento de competências mais alinhadas com as necessidades do mercado. Diante disso, temos como objetivo desse trabalho a análise de um projeto proposto na disciplina "Arquitetura e organização de computadores" (AOC) na graduação em engenharia da computação e de telecomunicações da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pretende-se avaliar os pontos positivos e negativos do projeto proposto, no tocante ao ensino/aprendizado, em contraste com os métodos tradicionais. Baseado nos relatos das experiências dos alunos foi avaliado como eles lidam com as metodologias ditas ativas baseadas em problema/projeto/prática e o quanto tais metodologias têm acrescentado na consolidação do aprendizado na engenharia.

Ensino/Aprendizagem. Estratégias de Ensino. Trabalho de disciplina.
Voltar