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Artigo


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ANÁLISE DA EVASAO DE ESTUDANTES NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUCAO CIVIL DA UNEB;

ANA GABRIELA SARAIVA DE AQUINO LIMA, ALINE PASSOS DE AZEVEDO SAMPAIO;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[54] 03.1. Causas da evasão

Uma preocupação frequente entre os gestores dos cursos de engenharia das instituições públicas e privadas é a evasão escolar. Os dados do INEP revelam um aumento dos números de matrículas e de ingressos ao longo dos anos nas IES, entretanto, a despeito de tal crescimento, não foi observada evolução significativa no número de concluintes e observou-se também crescimento da evasão. A partir da análise de dados obtidos na Sinopse Estatística da Educação Superior 2016 (INEP, 2017), verificou-se especificamente que o curso de engenharia civil possui uma relação entre concluintes x matriculas nas IES de 9,81% e a relação entre concluintes x ingressos de 32,74%. No estado da Bahia esses índices são ainda inferiores e especificamente, no curso de engenharia civil, a relação entre concluintes e a quantidade de estudantes matriculados nas IES é de 6,58%. Analisando os dados referentes, a relação entre a quantidade de concluintes e a quantidade de vagas ofertadas anualmente no curso de engenharia de produção civil da UNEB, verificou-se uma variação entre 14 e 50% sendo, na maioria dos anos, superior ao valor médio do curso de engenharia civil no Brasil. Para ajudar a minimizar a evasão do curso de Engenharia de Produção Civil da UNEB, o colegiado passou a fazer um acompanhamento individualizado referente ao período de integralização do curso e a ofertar uma maior quantidade de vagas para alunos de monitoria, principalmente nas disciplinas de início de curso como Cálculos e Físicas, visando ajudar os estudantes que ingressam no curso com deficiências.

Evasão. Engenharia Civil. UNEB.
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