Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1757

AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE FÍSICA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE) ENTRE 2003 E 2013;

Juliana Aozane da Rosa, Maria Cirstina Pansera de Araújo;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em que abordou o ensino de Física, considerado um quesito para a formação acadêmica profissional dos engenheiros. O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Engenharia (ABENGE), é um espaço que proporciona discussões, sobre o tema e foi objeto desse estudo a partir da seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições das produções apresentadas no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) para o ensino e aprendizagem de Física na formação do profissional engenheiro? Para tanto foi realizado um estudo do estado da arte (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), garimpando os artigos apresentados no COBENGE do período de 2003 a 2013, e que atendiam o seguinte critério: presença da palavra Física, nos títulos, palavras-chave e resumo. Este procedimento permitiu selecionar 74 trabalhos. Após leituras criteriosas, definiu-se as seguintes categorias de análises, fundamentada na Análise Textual Discursiva (MORAES; GAGLIAZZI, 2011): Metodologia de Ensino e Currículo. Essas categorias foram subdivididas, conforme as diferentes abordagens apresentadas pelos autores, Foram identificadas evidências de conceitos, conteúdos e metodologias discutidos no COBENGE, em sua maioria a partir de relatos da prática do professor em sala de aula.

Ensino de Física na Engenharia. Metodologias de Ensino. Currículo
Voltar