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CÁLCULO I EM FOCO: UM LEVANTAMENTO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM NAS PUBLICAÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA (COBENGE);

Edineia Zarpelon, Luis Mauricio Martins de Resende;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica realizada a partir das publicações do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) no período 2010-2017. O objetivo traçado foi mapear os trabalhos voltados à disciplina de Cálculo I que mencionavam em seu escopo alguma teoria ou teórico da aprendizagem, com vistas a identificar e descrever aspectos diversos acerca dessa produção. Como principais resultados verificou-se que os trabalhos selecionados (n=23) estão vinculados a 20 instituições de 11 estados brasileiros, predominando trabalhos advindos de instituições das regiões sul (n=9) e sudeste (n=8). Cerca de 70% dos trabalhos foram publicados nos anos de 2011, 2012 e 2017. Em relação às teorias de aprendizagem, 17 trabalhos fazem alusão a teóricos cognitivistas, sendo Vygotsky o mais citado (n=12) seguido por Piaget (n=9) e Ausubel (n=5). Ademais verificou-se que 39% da amostra fazem referência à teoria da aprendizagem em apenas um tópico do trabalho, demonstrando a carência de articulação entre referencial teórico, resultados e/ou discussões e conclusão dos estudos.

Cálculo I. Teorias de aprendizagem. Mapeamento. Cobenge.
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