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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO EDUCACIONAL PARA ANÁLISE ESTRUTURAL E DIMENSIONAMENTO DE VIGAS EM CONCRETO ARMADO;

Fernando Júnior Resende Mascarenhas, Everaldo Bonaldo, Viviane Cristina Dias;

COBENGE17

[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia

Com o desenvolvimento social e tecnológico, têm surgido, a cada momento, novas metodologias, softwares e tecnologias que garantem o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Engenharia Civil, com destaque para o uso de tais softwares nas disciplinas de estruturas. Isso permite que professores aprofundem mais no conteúdo lecionado, bem como, faz com que o estudante tenha mais interesse pelas disciplinas, além do estudante ser capaz de entender melhor conhecimentos muito complexos. Logo, este artigo discorre sobre os frutos o projeto de iniciação científica financiada pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Portanto, ele apresentará o algoritmo desenvolvido para realização da análise estrutural, isto é, para a determinação das reações de apoio, ângulos de rotação e esforços cortante e momentos fletores de vigas, de quaisquer dimensões, seções transversais e materiais constituintes, sob diferentes tipos de vinculação, sob diferentes tipos de cargas externas aplicadas, por exemplo, cargas pontuais, distribuídas e momentos fletores. Para o desenvolvimento do algoritmo no MATLAB, utiliza-se os princípios do Método de Matriz de Rigidez, que é um dos métodos de análise estrutural computacional mais empregado. Por fim, trata-se do funcionamento do algoritmo, do programa desenvolvido, através da apresentação e resolução de dois diferentes problemas e os resultados obtidos são analisados, demonstrando a confiabilidade nos resultados obtidos.

Ensino-Aprendizagem, Engenharia Civil, Análise de Estruturas, MATLAB, Modelo Computacional.
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