Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1742

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSOBRE CONCEPÇÕES NO ESTUDO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO REAL E VIRTUAL;

Kássio Vinícius da Silva, José Carlos de Sá Junior, WILKER VICTOR DA SILVA AZEVÊDO;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

O objetivo deste trabalho é apresentar uma avaliação crítica sobre a influência de laboratórios experimentais e tecnologias digitais no favorecimento do processo de ensino-aprendizagem para o estudo de circuitos elétricos simples. Uma síntese bibliográfica é apresentada. Foi realizado o estudo do software PSIM por ser uma ferramenta acessível e de fácil aprendizado para simular diversos tipos de circuitos e que pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi feito uma análise de um módulo didático do Laboratório de Eletricidade e Dispositivos Eletrônicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Campus Garanhuns). Há uma diversidade de dificuldades mobilizadas pelos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Propostas que aglutinem elementos de experimentação real e virtual parecem expor elevado potencial para prover bons resultados em propostas no campo da Engenharia.

Circuitos Elétricos. Ensino-aprendizagem. Experimentação. Tecnologias.
Voltar