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ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I NA ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO;

Rutyele Ribeiro Caldeira Moreira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Neste artigo apresenta-se uma experiência de Sala de Aula Invertida como uma possibilidade para a aprendizagem ativa em cursos de Engenharia, na qual os estudantes são reconhecidos como atores principais no processo de formação profissional. Neste cenário, a Sala de Aula Invertida se configura como um espaço formativo no qual os estudantes são encorajados a construírem os conhecimentos de uma determinada disciplina ou área temática, por meio da "inversão" do que é conhecido como Sala de Aula Tradicional - aula expositiva durante o tempo em sala de aula e listas de exercícios para casa. A referida experiência foi realizada no ano de 2017, na disciplina Cálculo I do curso de Engenharia de Computação, no CEFET MG - Campus Timóteo. Ao final da disciplina aplicou-se um questionário aos alunos que permaneceram até o final do semestre (não evadiram), com o objetivo de levantar as percepções deles acerca do uso de tal metodologia. No segundo semestre de 2017, os alunos que haviam sido aprovados no Cálculo I cursaram a disciplina Cálculo II com a metodologia Tradicional, e, ao final da referida disciplina, responderam um questionário com o objetivo de relacionar e comparar a percepção deles acerca das duas metodologias distintas utilizadas em Cálculo I e II, respectivamente. Apresento neste artigo uma breve análise desses questionários e da experiência em si.

Sala de aula invertida. Aprendizagem de Cálculo I. Metodologia ativa.
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