Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1722

ANÁLISE DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA DISCIPLINA DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS: COMPARAÇÃO POR TURNO E POR GÊNERO;

IZABELA DE FRAN?A SCHAFFEL, ADRIANA ELAINE DA COSTA SACCHETTO, ESTELA CLAUDIA FERRETTI, F?TIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA, JANAINA KARINE ANDREAZZA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O despertar de vocações para a Engenharia pode ser estimulado ao longo dos ensinos fundamental e médio. Assim, são necessárias ações que promovam a afinidade dos estudantes por disciplinas que formam a base de cursos de Engenharia. O presente estudo consistiu na análise dos diferentes estilos de aprendizado apresentados por alunos da disciplina de Operações Unitárias de um curso Técnico em Química da Rede Federal de Educação, com o objetivo de tornar a disciplina, que é introdutória à ministrada na Engenharia Química e áreas correlatas, mais inclusiva e atrativa em relação ao público heterogêneo de alunos. Para identificação dos estilos de aprendizagem, foi aplicado um questionário baseado no modelo de Felder e Silverman (1988), que propõe um perfil de aprendizado definido por quatro dentre oito características predominantes, em diferentes graus de intensidade. A partir da análise estatística dos dados coletados, identificou-se o perfil geral de cada turma e foram realizadas comparações por turma e por gênero. Verificou-se a predominância por um estilo de aprendizagem intermediário, o qual constitui um desafio ao professor mediador devido ao seu caráter diversificado em interesses e preferências. A partir dessa análise, serão propostas estratégias pedagógicas a serem inseridas na disciplina, visando atender às necessidades de alunos com diferentes perfis, com expectativa de aumento da qualidade e do aproveitamento, estimulando assim o interesse de estudantes do ensino médio profissionalizante pela Engenharia.

Estilos de aprendizagem. Ensino técnico e de engenharia. Modelo de Felder-Silverman.
Voltar