Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1717

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PANORAMA DO ENSINO DE TRANSPORTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES;

Eduardo Rodrigues Neto, Gustavo Cavalcante Barros de Menezes, Alexandre Lima Marques da Silva;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), conforme é exposto no Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil, abrange as diferentes áreas do campo de atuação do engenheiro civil, dentre elas, a área de Engenharia de Transportes. No entanto, é dado maior foco à algumas áreas específicas do curso, como a área de estruturas, explorada ao longo de boa parte dos períodos da graduação. Além disso, o contato dos discentes com as disciplinas de transportes, seja elas obrigatórias ou eletivas, só ocorre no oitavo, novo e décimo períodos do curso, ou seja, nos períodos finais da graduação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos discentes, do curso de Engenharia Civil da UFAL, quanto ao contato com a área de transportes ao longo da graduação e os impactos gerados pela organização do curso. Diante disso, a metodologia utilizada foi a análise quantitativa por meio de pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário aos alunos do oitavo, nono e décimo períodos do curso, além de profissionais graduados pela universidade. Os resultados mostram que os discentes apresentam um interesse considerável pela área, porém o contato tardio com as disciplinas dificulta o processo de formação e, consequentemente, a escolha de seguir carreira na área.

Ensino, Campo de Atuação, Engenharia de Transportes.
Voltar