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ATIVIDADES PRÁTICAS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE SABERES E APRENDIZADO DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS;

Isaac dos Santos Nunes;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

As Diretrizes Curriculares Nacionais recomendam a inserção da disciplina de Ciência dos Materiais nos currículos dos cursos de Engenharia. Em alguns casos, a disciplina apresenta resistência dos acadêmicos por apresentar uma quantidade grande de conteúdos teóricos, cabendo a necessidade de inserção de carga horária prática para promover a contextualização dos saberes. Neste sentido, cabe a implementação de atividades práticas, o que já foi proposto pelo Departamento de Engenharias e Ciência da Computação, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, no entanto, cabe a cada docente a organização de suas atividades para contemplar a carga horária prática prevista na componente curricular. Assim, este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a realização de atividades práticas relacionadas às classes de materiais e processamento de materiais, com análise de propriedades dos itens produzidos. Os resultados mostraram que as atividades auxiliaram no aprendizado dos acadêmicos e os próprios estudantes reconheceram esta importância. Em avaliação sobre as atividades, os acadêmicos apresentaram-se plenamente satisfeitos com as atividades.

Ciência dos Materiais. Aulas Práticas. Contextualização.
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