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Artigo


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ENSAIO SOBRE DESENVOLVIMENTO DE PROJETO COLETIVO COMO UMA PROPOSTA PARA O CURRÍCULO DE ENGENHARIA MECÂNICA;

Fábio Edenei Mainginski, Marcelo Vasconcelos De Carvalho, ADRIANE DE LIMA PENTEADO, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este trabalho tem como tema de investigação a Metodologia de Projetos com ênfase ao desenvolvimento de Projeto Integrador no curso de Engenharia Mecânica. O estudo se justifica por sua atualidade e relevância em termos de dialogar com as possibilidades de permitir a aquisição de habilidades e competências esperadas pelo mundo do trabalho, bem como os processos de internacionalização com os quais a universidade se relaciona. O problema que orienta a reflexão procura elucidar a seguinte questão: O Projeto Integrador possibilita que os estudantes tenham vivência prática, com construção coletiva e colaborativa de soluções para situações problemas, com base nos conhecimentos teóricos obtidos no decorrer do curso? O objetivo do trabalho é, portanto, desenvolver um Projeto Integrador como possibilidade de vivência prática, com construção coletiva e colaborativa de soluções para situações problemas, organizado com base nos conhecimentos teóricos obtidos no decorrer do curso de Engenharia Mecânica. A análise apoia-se no estudo das metodologias de ensino, em diálogo com argumentos do campo das políticas e diretrizes da educação superior. O enquadramento teórico da pesquisa situa-se na abordagem qualitativa. Entre os principais resultados da investigação, que está em andamento, pode ser citado que ao se tornar protagonista de sua aprendizagem, o futuro engenheiro mecânico poderá exercer sua profissão de forma complexa, competente e inovadora, pois os conhecimentos deixaram de ser isolados e foram organizados em perspectiva interdisciplinar.

Currículo. Engenharia Mecânica. Projeto Integrador.
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