Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1704

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CAESA DA UFPA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES;

Allan Bruce Paiva de Morais, ANA ISABELA LOBATO TELES, MATEUS SOUZA MORAIS, Natasha Cibelli da Rosa Gomes, Joniel Belo Saraiva, Deivid Maia de Jesus, LAÉRCIO DOS SANTOS ROSA JUNIOR, FÁBIO SERGIO LIMA BRITO, Maycol Wanderson Menezes Souza, Ana Gabriela Santos Dias;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

Este trabalho visa apresentar de que formas as atividades desenvolvidas pelo Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (CAESA), na Universidade Federal do Pará (UFPA), sob a gestão "Avante!", contribuíram para a formação dos estudantes de engenharia e para a interação destes com os demais discentes da universidade e com a comunidade externa, ao longo do biênio 2016-2018. A metodologia desenvolveu-se ao longo de três etapas: levantamento bibliográfico, acerca da educação integrada e da troca de experiências durante a formação acadêmica; descrição das atividades realizadas durante a gestão "Avante" e, por fim, avaliou-se as contribuições dessas atividades para a formação dos discentes. Como resultados, constatou-se a ampla aceitação e eficácia de iniciativas que estimularam o desenvolvimento do conhecimento técnico, intelectual e político dos participantes, por meio da discussão de temas transversais, como o "Cine CAESA" que trouxe à tona reflexões acerca do gerenciamento dos resíduos sólidos e da problemática socioeconômica envolvida, juntamente com valorização da produção audiovisual local; o seminário "Perspectivas acerca da privatização do saneamento no estado do Pará", que viabilizou debates entre os estudantes e diversas entidades atuantes no setor do saneamento, seja no mercado de trabalho ou na formação profissional correspondente; além da promoção dos minicursos de Bombas Hidráulicas, AutoCad 2D, AutoCad aplicado a Engenharia Sanitária e Ambiental, EPANET e Sistemas Prediais Hidrossanitários. Esses minicursos puderam auxiliar os alunos no domínio de ferramentas indispensáveis para a elaboração de projetos e complementaram as disciplinas da grade curricular.

CAESA, Engenharia Sanitária e Ambiental, Formação dos estudantes.
Voltar