1702
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO IMPACTO QUE O CURSO DE NIVELAMENTO TRAZ AOS RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS;
Eduardo Rodrigues Neto, Ariany França Cavalcante, Gabriel de Carvalho Freitas, Aline Virgínia Pontes Bezerra, Arthur Rodrigues Cardoso de Farias, Mateus Paranhos Costa da Fonseca, Karoline Alves de Melo Moraes;
As experiências vivenciadas pelo aluno, assim como sua postura frente às mesmas, são decisivas no desenvolvimento intelectual e pessoal do discente. Consequentemente, o processo de adaptação do estudante ao ingressar na universidade influencia determinantemente o seu desempenho acadêmico e permanência ou não na instituição. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva analisar, através de aplicação de questionários e análise dos resultados obtidos, o impacto do Curso de Nivelamento como ferramenta motivadora aos recém-ingressos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas, abordando a forma como as aulas, palestras, visitas técnicas e laboratoriais, entre outras atividades presentes do Curso de Nivelamento, impactam os seus participantes. Foram aplicados 2 questionários distintos, um para participantes e outro para não-participantes do Nivelamento, e abordados fatores como acolhimento, importância e qualidade e das atividades promovidas e impacto observado pessoalmente, para participantes, e impacto observado nos alunos presentes no Nivelamento, para os não-participantes. Tendo em vista o atual cenário da educação superior brasileira e os índices de retenção e evasão de discentes de cursos de Engenharia no Brasil, os resultados obtidos indicam ampla aprovação dos participantes do evento, ressaltando os benefícios proporcionados pela realização da atividade e seu potencial como ferramenta motivadora aos novos ingressantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas
Nivelamento. Engenharia Civil. Evasão. Retenção.