Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1698

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO E MELHORIA DA GRADUAÇÃO EXERCIDO PELOS GRUPOS PET;

Alexandre Cabral Bedeschi, Adriele de Almeida Valle, Diana Fiori Rubim, Pedro Paulo Surerus Sarmento, Julia Castro Mendes, Danilo Pereira Pinto;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

O artigo tem o intuito de explicitar a importância do Programa de Educação Tutorial (PET) na complementação do ensino nos cursos de graduação. São abordados a correlação entre o princípio filosófico do programa, a Constituição Brasileira de 1988 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com relação à indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão. São relatados os resultados das atividades dos grupos no desenvolvimento de habilidades técnicas e características humanas para os membros. Além disso, são exemplificados projetos desenvolvidos pelos PET da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), demonstrando a abrangência das ações, cujos efeitos se estendem para os demais discentes e docentes da Instituição de Ensino Superior (IES). É realizada uma descrição da metodologia de ensino adotada pelo PET, o Project Based Learning (PjBL), e ressaltada sua eficiência frente aos métodos tradicionais.

Ensino. Extensão. Pesquisa. Programa de Educação Tutorial. Project-Based Learning.
Voltar