1698
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO POTENCIAL DE TRANSFORMAÇÃO E MELHORIA DA GRADUAÇÃO EXERCIDO PELOS GRUPOS PET;
Alexandre Cabral Bedeschi, Adriele de Almeida Valle, Diana Fiori Rubim, Pedro Paulo Surerus Sarmento, Julia Castro Mendes, Danilo Pereira Pinto;
COBENGE18
[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão
[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados
O artigo tem o intuito de explicitar a importância do Programa de Educação
Tutorial (PET) na complementação do ensino nos cursos de graduação. São abordados a
correlação entre o princípio filosófico do programa, a Constituição Brasileira de 1988 e as
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), com relação à indissociabilidade da pesquisa,
ensino e extensão. São relatados os resultados das atividades dos grupos no desenvolvimento
de habilidades técnicas e características humanas para os membros. Além disso, são
exemplificados projetos desenvolvidos pelos PET da Universidade Federal de Juiz de Fora
(UFJF), demonstrando a abrangência das ações, cujos efeitos se estendem para os demais
discentes e docentes da Instituição de Ensino Superior (IES). É realizada uma descrição da
metodologia de ensino adotada pelo PET, o Project Based Learning (PjBL), e ressaltada sua
eficiência frente aos métodos tradicionais.
Ensino. Extensão. Pesquisa. Programa de Educação Tutorial. Project-Based Learning.
Voltar