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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO ENSINO DE DESENHO ARQUITETÔNICO E A INCLUSÃO DO ALUNO CEGO NA UNIVERSIDADE;

Patrícia Marasca Fucks;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

O trabalho objetiva compreender as práticas e estratégias didático-pedagógicas docentes, no ensino de Desenho Arquitetônico, para inclusão de alunos cegos no Curso de Bacharelado em Agronomia. A questão principal do estudo refere-se a quais intervenções o professor deve promover na sala de aula objetivando a inclusão desse aluno no ensino superior. O artigo aborda as reflexões e as estratégias para mediar o ensino desse conteúdo, também viabilizando sua compreensão pelo aluno cego, a partir das situações de aprendizagem, dirigidas e organizadas pelo professor. Essa experiência implicou a reflexão-ação docente sobre suas práticas e a adoção de outras estratégias, materiais e recursos didático-pedagógicos adaptados às condições exigidas para o ensino ao aluno cego. Os subsídios para fundamentar as práticas docentes e aprofundar o entendimento sobre o assunto foram obtidos mediante o diálogo com os pares, buscando conhecer experiências similares; a realização de cursos de capacitação docente; a consulta a fontes bibliográficas e a instituições especializadas. O êxito da experiência está relacionado à dedicação docente para adaptar os materiais didático-pedagógicos e as avaliações, estar atento às necessidades do aluno cego e desenvolver outras atividades extraclasse, no Laboratório de Expressão Gráfica. Isso possibilitou um bom andamento das atividades de apoio realizadas pela monitoria. Conclui-se que somente um conjunto de estratégias abre possibilidades à superação das dificuldades do professor para o enfrentamento dessa realidade. A efetividade da inclusão na educação aponta para condições de ensino que possibilitem atender a demandas de aprendizagem que venham a favorecer a todos alunos, incluindo o aluno cego.

Inclusão educacional. Educação superior. Aluno cego. Ensino de desenho arquitetônico. Prática docente.
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