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CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA: UM CASO DE SUCESSO NA ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO - POLI/UPE;

JOSÉ ROBERTO DE SOUZA CAVALCANTI, Edésio de Lima Cavalcante Filho, Amanda Rafaely Monte do Prado, Luciana Cássia Lima da Silva;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A Matemática tem seu grau de dificuldade crescente à medida que se avança a escolaridade, sendo considerada pelos estudantes como uma disciplina difícil, fazendo com que uma imagem negativa associe-se a matéria. Tal negativismo é perpetuado no âmbito educacional, não estando os universitários incólumes a isso, especialmente os calouros dos cursos das engenharias. Diante desta problemática, o Curso de Matemática Básica possui papel de destaque, tendo sido implementado na Escola Politécnica de Pernambuco, a fim de diminuir o número de reprovações na disciplina de Cálculo I e contribuir para a desmistificação do assombro enraizado nos alunos ingressantes. Para tanto, são realizadas três horas diárias de aulas em oito dias, em todos os semestres, e adotadas estratégias para conhecimento da evolução dos alunos e de suas próprias dificuldades pessoais. Os resultados analisados ao longo dos anos sinalizam melhoras nos índices de aprovação. Porém, o sucesso do Curso se reflete não apenas nas aprovações, mas também nas habilidades profissionais e humanas adquiridas por todos os envolvidos nessa atividade. Assim como, na própria comunidade escolar, que se torna mais agradável e menos competitiva.

Matemática Básica, Protagonismo Estudantil, Desempenho Acadêmico.
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