Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1686

APRENDIZAGEM CRIATIVA E CULTURA MAKER NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA ENGENHARIA DURANTE O ACOLHIMENTO DOS CALOUROS;

Frederico Fontes Staib, Washington de Macedo Lemos, Erica Guimarães Costa, Ivan José Vianna de Freitas, Carlos Augusto Gabriel Menezes, Marilia Rios de Paula;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O ingresso na universidade é um momento muito esperado pelos alunos, e sua primeira atividade na graduação deve ser algo que apresente a ele que algumas coisas serão diferentes. Considerando isso, este trabalho tem por objetivo descrever o projeto desenvolvido durante o acolhimento dos calouros do ano de 2018 na Faculdade de Engenharia de Resende-RJ (FER). Este projeto foi inspirado nos princípios da Aprendizagem Criativa e da Cultura Maker. Ele consiste no desenvolvimento de um protótipo de um carro, em grupos multidisciplinares com recursos escassos e prazo definido. Ao final do projeto foi analisado quais habilidades e competências definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia e CDIO foram desenvolvidas pelos alunos ao longo da semana. O artigo aponta o potencial da Aprendizagem Criativa e da Cultura Maker como instrumentos na formação de engenheiros, com competências fundamentais para sua atuação profissional

Aprendizagem Criativa. CDIO. Cultura Maker. DCNs
Voltar