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A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA E OS REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: UM PARÂMETRO IMPORTANTE RENEGADO A SEGUNDO PLANO?;
FERNANDA ABREU DE MORAES FIGUEIREDO, CAROLINA MAIA DOS SANTOS, ALEXANDRE DE CARVALHO CASTRO;
As incessantes pesquisas elaboradas sobre a educação a distância (EAD) abordaram vários quesitos, refletindo o dinamismo diferente do presencial e adaptações necessárias para melhor aproveitamento e condução dos cursos. Dentre os pontos estudados, estão parâmetros estabelecidos nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância, como: material didático, avaliação, equipe multidisciplinar (tutores, coordenadores e docentes) e infraestrutura de apoio (polos acadêmicos). Visto que tais referenciais de qualidade também descrevem, como parâmetro de análise dos cursos a distância, a sustentabilidade financeira, o objetivo desta pesquisa é averiguar se há algum estudo que tenha esse viés econômico nos últimos anos sobre a EAD, retratando o perfil das discussões no que tange esse foco. Como ferramenta de busca, usou-se, por acesso remoto, o acervo do periódicos CAPES. Percebeu-se, através de levantamento bibliográfico, que não se aborda a questão de sustentabilidade financeira dos cursos oferecidos a distância. Por isso, infere-se que a sustentabilidade financeira, mesmo fazendo parte dos referenciais de qualidade, não vem sendo contemplada na discussão das pesquisas conforme as demais variáveis descritas. A partir dessa constatação, notou-se, devido à ausência de estudos na área, que a sustentabilidade financeira se caracteriza como um objeto de estudo de grande importância, originalidade e relevância no cenário da EAD a ser explorado em pesquisas futuras. Para se confirmar tal hipótese de forma contundente, é necessário aumentar os anos de busca e aplicar mudanças de base de busca.
Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Sustentabilidade financeira. Educação a Distância. Ensino a Distância. EAD.