Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1684

A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA: A VISÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES;

?NGELO MARC?LIO MARQUES DOS SANTOS, WILLIAN WITHI ALVES DE SOUSA, ANA LYVIA PEREIRA LIMA DE ARA?JO, ANDERSON ALEXANDRE CARVALHO DE ARAUJO;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O método de aprendizagem cooperativa é uma alternativa para uma mudança de paradigma de ensino. O conhecimento é construído pelo professor e pelos alunos em um processo dinâmico e interativo, onde a participação ativa e cooperativa do corpo discente e docente é fundamental no desenvolvimento do processo de aprendizagem. Diferentemente do processo clássico, no qual o professor é a parte ativa e o aluno é a parte passiva, a cooperação entre esses dois polos, nessa nova metodologia, transforma um sistema que antes era unidirecional em um que a partir de então passa a ser mais recíproco, onde o conhecimento flui em ambos os canais de troca de informação, fazendo com que não somente o professor ensine o aluno, como também o aluno traga conhecimento aos outros alunos e até mesmo ao professor. Dessa forma, esse artigo busca averiguar, a partir de questionários, a opinião dos alunos e professores quanto a aprendizagem e dinamicidade de ensino quando se é utilizada a metodologia da aprendizagem cooperativa.

Aprendizagem Cooperativa. Metodologia cooperativa. Engenharia elétrica. Ensino de engenharia elétrica.
Voltar