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EDUCAÇÃO INOVADORA PARA A ENGENHARIA SUSTENTÁVEL NO DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA GEOTÉCNICA;

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COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão

Este artigo tem como objetivo analisar a aplicabilidade do conhecimento de sustentabilidade, no desenvolvimento de uma pesquisa na área de geotecnia. Foi feita uma análise do comportamento da água residuária ao entrar em contato com o solo argiloarenoso, a fim de determinar a relevância da sustentabilidade no desenvolvimento do estudo de tratamento da água residuária resultante de obras de construção civil e na formação de profissionais tanto da Engenharia quanto nas demais áreas da ciência e tecnologia. Realizou-se a revisão bibliográfica buscando conhecer o que é a sustentabilidade, iniciaram-se as experiências em laboratório, seguindo as normas brasileiras (NBR). Foi realizada a classificação granulométrica da areia média e argila, com o intuito de verificar as características individuais de cada material. Em seguida, ainda em laboratório, foram determinados os índices físicos através dos experimentos e de cálculos de conteúdos da disciplina de Mecânica dos Solos. Utilizando conhecimentos da disciplina de Mecânica dos Fluidos foi possível realizar a saturação do material (areia media e argila) pela água residuária e resultar a uma água límpida reciclada sem uso de produtos químicos. Para a elaboração e conclusão da pesquisa foi possível observar a necessidade de conhecimento na área de sustentabilidade incluindo Química, Estatística e Cálculo Numérico. Com a análise dos resultados pode-se afirmar que há espaço para desenvolver pesquisas em educação Inovadora para uma Engenharia Sustentável o que é a grande responsável pela formação de profissionais mais qualificados para um desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade, Mecânico dos solos, Água no solo
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